07

jan
2019

Relato de viagem: Barra do Una e Cachoeira

Escrito por:Carla Cocenza/ 34 0
Compartilhe:

Não é muito comum encontrar lugares de beleza única em locais de fácil acesso. Isso faz com que seja impensável alguém dispensar a oportunidade de conhecer a praia da “Barra do Una”, em São Sebastião – SP, que já foi considerada a mais bonita do Estado em votação popular.

Ela possui um impressionante encontro do rio com o mar, mas os encantos de seu entorno vão além. Para os indecisos de plantão, que não conseguem decidir se preferem mar ou cachoeira, montanha ou praia, a região do Una tem todas as opções.

Em nossa aventura, escolhemos primeiro visitar o chamado “Sertão do Una”, percorrendo a trilha do rio que dá nome ao local, para então finalizarmos o passeio com o encontro do rio e mar.

Adentramos as florestas preservadas da Serra do Mar, recebendo nossa dose necessária de ar puro e nos preparando para uma caminhada de 6km, ida e volta. É uma trilha com alguns obstáculos e terreno irregular, mas bem tranquila.

Foto: Guilherme Soares

Logo nos deparamos com um grande presente da natureza: a cachoeira do Guarda Chuva, com uma gruta submersa nas corredeiras.

Além de nos refrescarmos e mergulharmos em suas águas, aproveitamos para fazer um lanchinho para repor as energias.

Curioso, “Una”, em tupi-guarani significa “preto”, “negro”, pois lá na Barra é esta a cor que vemos, mas os rios de águas pretas tem esta cor devido ao ciclo de decomposição de troncos, folhas e galhos; as águas do Una são incrivelmente limpas.

Todo rio tem como destino chegar ao mar, e como decidimos o mesmo naquele dia, voltamos pela trilha para ver o encontro destas duas forças.

Conheça de perto!

Venha com a Arterra Turismo

Foto: Guilherme Soares

No majestoso encontro, somos banhados com experiências para nossos cinco sentidos: os verdes e azuis que se misturam e fundem em nossa visão: rio, mar e céu; o som gostoso dos passarinhos, o barulho do mar e o silêncio de nossa alma, as diferenças de temperatura entre água doce e salgada, o contato do pé com a areia; o ar marinho, cheiro de natureza e de algumas delícias dos quiosques; da gastronomia simples do beira-mar.

É um passeio que colocamos em nossa agenda pelo menos uma vez ao ano, porque sentimos como um presente toda esta conexão.

Foto: Carla Cocenza

Tour dia 09/03/2019

Passeio de um dia com trilha, visita à cachoeiras e praia.

Incluso: Transporte Executivo, Guia de Turismo e Seguro Viagem.

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Digite seu nome
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.