24

jan
2019

Salesópolis: Nascente do Rio Tietê

Escrito por:Carla Cocenza/ 11 0
Compartilhe:

O Rio Tietê

Famoso por marcar a geografia urbana da maior cidade do país, o Rio Tietê possui 1010 km de extensão e cruza praticamente todo o estado de São Paulo, de leste a oeste. Todo rio tem como destino chegar ao mar, mas o Tietê faz um longo caminho para isso. Sua nascente fica a apenas 22km do litoral, mas sua vegetação o “obriga” a subir a serra e desembocar no rio Paraná, para só então cumprir o seu destino.

Foi um importante instrumento na colonização do Brasil por possuir solo rico e fértil, atraindo populações que se arrumaram em vilas e servindo de meio para a locomoção de índios e bandeirantes.

                Infelizmente, quando se fala dele, a primeira imagem que vem à nossa mente é de poluição, situação que vive em um trecho. Algumas pessoas ainda desconhecem que há diversos trechos despoluídos; na verdade, cerca de 120km estão poluídos, o restante está completamente limpo.

                A cidade de Salesópolis, que abriga a nascente deste importante rio, é uma tranquila cidade de São Paulo considerada Estância Turística por suas belezas naturais e importância histórica.

Imagem: Reprodução

Parque Nascentes do Rio Tietê.

O local teve sua flora original completamente destruída, mas apresenta agora uma floresta secundária e é uma área tombada, protegida.

O Parque abriga, além da nascente, um museu sobre o rio e amostras de água das diferentes cidades que percorre.

 Através de uma pequena trilha podemos observar um pequeno laguinho de onde a água sai por meio das pedras e do chão e vai descendo, encontrando pelo caminho outras nascentes e crescendo, até virar o enorme rio que conhecemos.

Conheça de perto!

Venha com a Arterra Turismo

Usina Parque

                Inaugurada em 1914, a usina hidrelétrica chegou a ser fechada por más condições e posteriormente reativada, hoje fazendo parte do sistema energético paulista.

                Possui também um museu aonde é possível conhecer os processos de como a energia é feita e como isso mudou a história da região. Através de uma escadaria de quase 300 degraus, chegamos a um incrível mirante que mostra toda a região ao lado da represa.

Barragem de Ponte Nova

                Dentro de seu território está localizado o Radar Meteorológico e podemos aproveitar para fazer caminhadas com uma vista panorâmica de tirar o fôlego, além de mais um pouco de conhecimento sobre o sistema de comunicação entre as barragens.

Tour dia 27/04

Um tour de um dia com muito conhecimento histórico e paisagens incríveis!

Incluso:

Transporte Executivo, 

Guia de Turismo,

Seguro Viagem,

Parque Nascentes do Rio Tietê,

Usina Parque,

Barragem de Ponte Nova.

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Digite seu nome
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.